Sonhamos alto,
mas sempre com
os pés no chão.

NOSSOS NÚMEROS

3
Unidades
5 Mil
colaboradores
8 Milhões
de toneladas de
cana de açúcar
90 Mil
Hectares de
área plantada
500 Milhões
de litros de
produção de etanol
200 Mil
toneladas de produção
de açúcar bruto
250 Mil
MWH de exportação
de energia elétrica
560 Mil
toneladas de Carbono
capturadas do Meio Ambiente
(CBIOs).

Nossa história

Raízes firmes nunca
param de crescer.

A história da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná começa no século passado, na década de 20, quando um grupo de ingleses chega à região, contribuindo para o desenvolvimento econômico de uma área correspondente a 13.200 km2. Londrina, Arapongas, Apucarana, Maringá, Cianorte e Umuarama são algumas das dezenas de cidades fundadas. Então, em 1944, foi comprada por empresários brasileiros, dando início a novas atividades e a um novo ciclo de sua economia.

Já em 2011, com uma nova composição societária, passa a concentrar seu trabalho no setor sucroenergético, tendo como ponto de partida a usina da cidade de Jussara. Em 2012, a unidade de Nova Londrina é adquirida e, em 2022, a do Vale do Paraná, responsável por um grande salto de produção na moagem do açúcar.

Nossos Valores

Linha do tempo

1925

19

25

A Companhia de Terras
do Norte do Paraná
(CTNP) é fundada
pelos ingleses

1944

19

44

A CTNP é adquirida por
Gastão de Mesquita
Filho e demais sócios
brasileiros

1951

19

51

A CTNP muda seu nome
para Companhia Melhoramentos
Norte do Paraná

1981

19

81

Fundação da
Destilaria Melhoramentos,
em Jussara (PR)

2012

20

12

A Companhia adquire a
Destilaria Nova Londrina,
no município de
Nova Londrina (PR)

2022

20

22

A Companhia adquire a
Usina Vale do Paraná,
no município de
Suzanápolis (SP)

Governança Corporativa

Simplicidade nos processos, transparência nas relações e cuidado com tudo que importa.

Nossa atuação tem como premissas essenciais a preservação ambiental e o uso racional de recursos em todos os processos, assim como o respeito e comprometimento com o bem-estar de todas as pessoas que são o combustível do nosso negócio: colaboradores, fornecedores e demais stakeholders.

PREMIAÇÕES E
RECONHECIMENTO

Impactos significativos
geram reconhecimento.

A cada conquista, reafirmamos nosso compromisso de fazer cada vez mais e melhor.
2014

Melhor no segmento açúcar e álcool

Na Edição Especial Exame – Melhores e Maiores 2014, a Destilarias Melhoramentos S.A. foi destaque como a melhor empresa no setor do agronegócio, no segmento de açúcar e álcool. Foram mais de 3.000 empresas analisadas pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuárias e Financeiras da Universidade de São Paulo e da Revista Exame.

2015

Melhor do setor de açúcar e álcool

Eleita a melhor do setor de açúcar e álcool pelo jornal Valor Econômico, premiação feita durante o lançamento do anuário Valor 1000 (edição 2015), que reúne informações sobre os indicadores econômicos das 1.000 maiores empresas do Brasil de 2014.

2019

Melhor do setor de açúcar e etanol

Eleita pela Revista Exame como a melhor do setor de açúcar e etanol, como resultado da gestão de custos, produtividade e desempenho da empresa, que se destacou no período de 2018.

CERTIFICAÇÕES

As certezas de que estamos no caminho certo.

A cada certificação conquistada, a gente reafirma nosso compromisso diário de impactar positivamente a vida das pessoas e das comunidades com as quais nos relacionamos, contribuindo para uma real mudança sustentável na sociedade e no planeta. Confira abaixo quais são elas.

Renovabio – Política Nacional de Biocombustíveis

Em 2020, as três unidades de produção foram certificadas pelo Programa Renovabio, que tem como objetivo ampliar a produção e o uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Este certificado permite emitir e comercializar o crédito de descarbonização.

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade

A Unidade Jussara é certificada na NBR ISO 9001:2015. Esta certificação demonstra, com auditorias externas, que seu Sistema de Gestão da Qualidade está efetivamente implementado e mantido. As demais unidades serão certificadas em breve.

Protocolo Etanol Verde

A Vale do Paraná é signatária do Protocolo Etanol Verde desde 2007 e, com o setor sucroenergético paulista, soma esforços para agregar mais sustentabilidade à cadeia produtiva do etanol. Assim, avança para além do fim da queima, em um sistema produtivo com externalidades ambientais positivas, em continuidade às atividades desenvolvidas pelos Protocolos Agroambientais a ORPLANA, em 2008 e com a ÚNICA, em 2017.

Certificado Energia Renovável

Com a cogeração da biomassa da cana-de-açúcar, a unidade da Vale do Paraná está certificada desde 2020 com a produção de energia para consumo próprio, comercializando o excedente para o Sistema Nacional e contribuindo para a redução na emissão de CO².

Certificado Energia Verde

A Vale do Paraná está certificada desde 2020 (quando iniciou sua exportação de energia elétrica) por esse projeto da UNICA, CCEE e ABRACEEL, que contempla empresas do setor sucroenergético signatárias do Protocolo Etanol Verde.

Certificado Madeira Legal

A Vale do Paraná participa do programa de reposição florestal desde 2011, com compensação do uso de madeira em seus processos para valores destinados a projetos socioambientais.