Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Somos uma empresa brasileira produtora de energia renovável e açúcar, feita de gente comprometida com um desenvolvimento sustentável.
De sol a sol, ano após ano, a gente arregaça as mangas e segue em frente para fazer o futuro da energia limpa no Brasil acontecer. Com quase um século de história no norte do Paraná, nossa trajetória é marcada pela capacidade de se adaptar para crescer, sem abrir mão da sustentabilidade. Tudo isso com a ajuda da natureza, da ciência, da tecnologia, de tudo que o progresso pode nos trazer, além do talento e disposição de pessoas verdadeiramente comprometidas.
NOSSOS NÚMEROS
Nossa história
Raízes firmes nunca
param de crescer.
A história da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná começa no século passado, na década de 20, quando um grupo de ingleses chega à região, contribuindo para o desenvolvimento econômico de uma área correspondente a 13.200 km2. Londrina, Arapongas, Apucarana, Maringá, Cianorte e Umuarama são algumas das dezenas de cidades fundadas. Então, em 1944, foi comprada por empresários brasileiros, dando início a novas atividades e a um novo ciclo de sua economia.
Já em 2011, com uma nova composição societária, passa a concentrar seu trabalho no setor sucroenergético, tendo como ponto de partida a usina da cidade de Jussara. Em 2012, a unidade de Nova Londrina é adquirida e, em 2022, a do Vale do Paraná, responsável por um grande salto de produção na moagem do açúcar.

Nossos Valores
Linha do tempo
Governança Corporativa
Simplicidade nos processos, transparência nas relações e cuidado com tudo que importa.
Nossa atuação tem como premissas essenciais a preservação ambiental e o uso racional de recursos em todos os processos, assim como o respeito e comprometimento com o bem-estar de todas as pessoas que são o combustível do nosso negócio: colaboradores, fornecedores e demais stakeholders.

Política da Qualidade
A organização tem como meta principal de trabalho a satisfação das necessidades de seus clientes e propõe como meio de atingi-la a seguinte política:
- Ser um fornecedor confiável de produtos com qualidade, conforme requisitos especificados pelo cliente/mercado.
- Alcançar produtividade e custos necessários para manter a competitividade da empresa.
- Prover a segurança e proteger a saúde dos colaboradores e de todos aqueles que intervêm nos locais de trabalho.
- Buscar a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e respeitar o meio ambiente.
(DA 5.3-01/00 de 15/07/2015)
PREMIAÇÕES E
RECONHECIMENTO
Impactos significativos
geram reconhecimento.
CERTIFICAÇÕES
As certezas de que estamos no caminho certo.
A cada certificação conquistada, a gente reafirma nosso compromisso diário de impactar positivamente a vida das pessoas e das comunidades com as quais nos relacionamos, contribuindo para uma real mudança sustentável na sociedade e no planeta. Confira abaixo quais são elas.
Em 2020, as três unidades de produção foram certificadas pelo Programa Renovabio, que tem como objetivo ampliar a produção e o uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Este certificado permite emitir e comercializar o crédito de descarbonização.
A Unidade Jussara é certificada na NBR ISO 9001:2015. Esta certificação demonstra, com auditorias externas, que seu Sistema de Gestão da Qualidade está efetivamente implementado e mantido. As demais unidades serão certificadas em breve.
A Vale do Paraná é signatária do Protocolo Etanol Verde desde 2007 e, com o setor sucroenergético paulista, soma esforços para agregar mais sustentabilidade à cadeia produtiva do etanol. Assim, avança para além do fim da queima, em um sistema produtivo com externalidades ambientais positivas, em continuidade às atividades desenvolvidas pelos Protocolos Agroambientais a ORPLANA, em 2008 e com a ÚNICA, em 2017.
Com a cogeração da biomassa da cana-de-açúcar, a unidade da Vale do Paraná está certificada desde 2020 com a produção de energia para consumo próprio, comercializando o excedente para o Sistema Nacional e contribuindo para a redução na emissão de CO².
A Vale do Paraná está certificada desde 2020 (quando iniciou sua exportação de energia elétrica) por esse projeto da UNICA, CCEE e ABRACEEL, que contempla empresas do setor sucroenergético signatárias do Protocolo Etanol Verde.
A Vale do Paraná participa do programa de reposição florestal desde 2011, com compensação do uso de madeira em seus processos para valores destinados a projetos socioambientais.